A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR ÀS CRIANÇAS A DIZER “POR
FAVOR’’, “OBRIGADO’’ E “BOM DIA’’!
Devemos
ensinar às crianças que as palavras por favor e obrigado podem lhe abrir muitas
portas, e que o respeito ao próximo é fundamental para que eles sejam
igualmente respeitados
O
valor de dizer “obrigado” a tratar o próximo com respeito, o uso de “por favor”
em nossos pedidos ou interações com aqueles que nos rodeiam é um ato de nobreza
e que precisa ser transmitido para as crianças.
É
bem possível que você mesmo seja “daquela geração”, em que foi ensinado que é
fundamental tratar as pessoas com respeito, e que é necessário lidar com
afeição, para que, por sua vez, você também seja tratado com reconhecimento e
respeito.
É
essencial incentivar tais hábitos aos nossos filhos, para que no seu dia a
dia, não só eles sirvam de exemplo, mas também incentivem ambientes
sociais a se tornarem mais respeitosos e criar, assim, um amanhã mais
íntegro.
Pois,
você acredite ou não, pequenos gestos criam universos inteiros. Nós convidamos
você a refletir sobre isso.
O poder de agradecer, um gesto que
devemos transmitir aos nossos filhos
Agradecer,
dizer ¨bom dia¨ ou pedir as coisas com um ¨por favor¨ são gestos de cortesia.
Acreditemos
ou não, é uma maneira de fazer com que os nossos filhos pensem e
deixem o habitual egocentrismo infantil, normal na infância, para que
reconheçam os outros e as suas necessidades. Isso é algo que deve acontecer o
mais cedo, no possível a partir dos 6 anos.
Vamos
ver os detalhes.
O desenvolvimento moral das crianças
Um dos mais conhecidos autores, quando se fala do
desenvolvimento moral das crianças foi, sem dúvida, Lawrence Kohlberg.
Podemos
dizer, sim, que podem existir muitas diferenças de criança para criança, e até
mesmo de irmão para irmão, mas normalmente as crianças seguem um mesmo desenvolvimento
no que se refere à consciência de respeito, padrões e reconhecimento do outro.
§
Durante a primeira infância, entre 2
e 5 anos, a criança é regida apenas por recompensas e punições. Ela
entende que existem regras impostas que ela deve obedecer para ganhar carinho e
para evitar bronca ou punição.
§
A segunda infância é, sem dúvida, a
idade de ouro. Entre 6 e 9 anos a criança deixa gradualmente de lado o
egocentrismo individualista.
§
E então, entre 8 ou 10 anos, a
criança já é capaz de entender a noção de comunidade, o respeito que ela deve
oferecer aos outros e que isso tudo será retribuído para ela mesma.
§
É comum nesta faixa etária que ela
saia em defesa de seus amigos e irmãos; a criança torna-se consciente da
justiça.
§
Aos poucos, e mais próximo da
chegada à adolescência, elas desenvolvem uma “auto justiça” sendo crítico, uma
vez que já são capazes de considerar o que é desrespeitoso ou o injusto.
Gestos de cortesia para permitir que se
conectem melhor com o mundo
Quando
alguém oferece à uma criança de quatro anos de idade um presente, é comum que
os pais falem “o que se diz agora? ”, e a criança, quase com relutância e
silenciosamente, diz ao outro “obrigado”
§
Não importa se temos que repetir
muitas vezes: chegará um momento em que será automático, sem que ela se dê
conta.
§
Quando pede com um “por favor” algum
material em sala de aula, ela pode descobrir um colega que lhe oferece o item
com sorriso. Por sua vez, ao dizer “obrigado”, a outra criança irá
responder de forma simpática.
Tudo
isso promove conexões poderosas com base em emoções positivas.
§
Esta transição entre agradecer com
obrigatoriedade e o ponto em que a criança o faz espontaneamente e com simpatia
é um processo maravilhoso que irá reverter positivamente em sua vida.
Os
gestos positivos fornecem aconchego, pois tratar o próximo com respeito
torna as coisas mais fáceis.
O poder da criança respeitosa
Temos certeza que você já ouviu falar da “teoria do
apego”. É um termo trazido pelos autores William Sears ou John Bowlby.
§
Nesta interessante corrente
enfatiza-se a necessidade de propiciar uma adaptação natural à criança em seu
entorno, assim como incentivar a empatia nela, pois esse vínculo emocional a
permitirá entender muito melhor o mundo, as pessoas e a si mesma.
§
A teoria do apego é aquela em que se
propicia um apego saudável entre os pais e os filhos, há proximidade física,
abraços, toques, palavras positivas e comunicação contínua.
§
Pilares como as palavras positivas
são termos chave nesta corrente.
§
Para isso, objetiva-se propiciar uma
educação baseada no reforço positivo, na necessidade de dizer obrigada, de
pedir por favor, de ser paciente e de respeitar os ritmos e os tempos das
crianças na hora de transmitir o conhecimento.
§
A teoria do apego defende que a
emoção positiva tem mais poder do que a negativa. Nossos cérebros buscam
sempre esse tipo de estímulo para sobreviver e adaptar-se melhor.
Portanto,
quando a criança descobre que dar bom dia, que pedir por favor e agradecer lhe
proporciona benefícios e um tratamento positivo, nunca irá deixar de
fazê-lo.
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