Alunos perdem cinco dias letivos utilizando o celular na escola
Tânia Vinhas | 22/05/2015
Quem chegou a esse número foi um grupo de pesquisadores da Universidade do Texas, que apoia medidas drásticas como banir de vez os aparelhos dentro do território escolar. “Geralmente as novas tecnologias são criadas para melhorar a produtividade, mas neste caso não funciona assim”, explica Richard Murphy. “Quando a tecnologia é de multifunção, como no caso dos celulares, ela pode distrair e corromper os estudantes”.
Os professores analisaram o impacto dos celulares em 91 escolas inglesas – antes e depois do banimento dos aparelhos dentro das instituições de ensino. Ao comparar os resultados das provas entre 2001 e 2013, foi possível perceber um claro avanço no aprendizado após os celulares ficarem do lado de fora das classes. Em números exatos, foi uma melhora média de 6.41% nas avaliações.
Parece pouco? Isso significa 2 pontos percentuais a mais na chance de ser aprovado ou não no final do ano. “Nós descobrimos que proibir os celulares traz resultados equivalentes a ter uma hora a mais de aula por semana ou aumentar o ano escolar em cinco dias”, conta Murphy.
Os números não mentem, então o que você prefere? Ter cinco dias a mais de aula ou desligar o seu celular por algumas horinhas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário