sábado, 18 de agosto de 2018

TRADICIONAL MEDICINA CHINESA



As ervas da Tradicional Medicina Chinesa – TCM

Na Medicina Tradicional Chinesa (que vou escrever como TCM, para facilitar), há cerca de 13.000 produtos medicinais. A base da TCM são os elementos de extratos de plantas, que são utilizados em medicamentos. No manual clássico de drogas tradicionais a partir de 1941, 517 medicamentos foram listados – 442 eram partes de plantas, 45 eram partes de animais, e 30 eram minerais.
A fitoterapia, usada na TCM, chamou atenção nos Estados Unidos na década de 1970. Há cerca de 50 faculdades de medicina chinesa nos Estados Unidos. E cada vez está mais popular no mundo ocidental. O Japão, a Coréia e o Vietnã também possuem sua medicina tradicional baseada em ervas, que foram completamente inspiradas na TCM.
foto by pixabay.com
foto by pixabay.com
No Brasil a TCM ou TMC, também tem seus adeptos e as clinicas especializadas estão se expandindo. Além das ervas, existem as técnicas que compõe os tratamentos (que vou falar no próximo artigo). Aqui, já ouvi de alguns chineses, que as clinicas de TCM são para estrangeiros, que somos nós que acreditamos nisso. Mas o interessante, é que a cultura da medicina chinesa está tão incorporada nos hábitos cotidianos da vida deles, que acho que muitos nem percebem que praticam isso diariamente, seja pela alimentação (não bebem nada gelado, tem alimentos para verão e inverno e por aí vai), como nas práticas de exercícios (que incluem andar de costas, andar dando tapinhas nas articulações e músculos…). Tudo isso é fundamentado na TCM e se tornaram hábitos que passam de pai para filho há milênios.
Deixando claro, que sou somente uma curiosa, que gosto de ler e dividir com vocês o que acho interessante, vou falar das ervas que são bem conhecidas aqui na China, mais simples de encontrar e reconhecer e podem nos ajudar no dia-a-dia.
Mas como sempre, é bom consultar um especialista, já que muitos dos medicamentos da TCM são misturas de várias ervas, e isso somente um profissional poderá fazer.
Algumas ervas básicas da TCM
Ren Shen  – 人參 – Ginseng
É a substância usada para o mais amplo conjunto de curas. Bastante comum aqui, usada não só como medicamento, mas também na culinária exótica. Suas propriedades são indicadas para febres, tosses, articulações doloridas. Pessoas com câncer, diabetes, problemas cardiovasculares e depressão também podem se beneficiar dessa raiz. É uma raiz cara, mesmo aqui na China, e em muitos casos, vem embalada em caixas super luxuosas. Tem um artigo sobre esses ‘presentes’ 
ginseng
Gǒuqǐ – 枸杞  –  Goji Berries –
Ficou super famosa no mundo ocidental há cerca de 3 anos. Pode ser colocada nos chás, sopas e iogurtes. É usada para problemas no sistema imunológico e fortalecer os rins e fígado. Também é conhecido pelas suas propriedades que são ótimas para a pele e anti-envelhecimento, além de eliminar a gordura do fígado. Há quem diga que pode aumentar a libido masculina, mas não há provas concretas disso.
foto by pixabay.com
foto by pixabay.com
Dangshen – 党参 – (só encontrei o nome em inglês – Codonopsis Root)
Essa raíz pode ser colocada na água quente, sopas e legumes refogados. É usada para prevenir uma série de problemas, entre eles os de circulação, digestivos e disfunções menstruais. Também favorece o sistema imunológico e promove a energia no corpo.
Dashen
Huanghua – 黄花 – flor amarela (literalmente).
Essa erva pode ajudar no funcionamento do fígado e a pele. É particularmente indicada para mulheres. Segundo especialistas da TCM é uma ótima indicação pós parto, para renovar as energias. Tomar na forma de chá, diariamente.
Lian Zi – 蓮子 – Sementes de lótus
Possui um sabor doce e propriedades neutras. É usada para tratar o coração, rim e baço. Também é conhecida pelos benefícios para a pele.  Come-se a semente como nozes.
Fuling  – 茯苓
Um tipo de cogumelo, ajuda na memória e a reduzir ansiedade, além de ter efeito anti-bacteriano, o que pode melhorar o sistema digestivo e os níveis de açúcar no sangue. É muito consumido em Beijing como aperitivo!
fuling
Danggui – 当归
Adicionar esta raíz na água quente, como chá. Combater a azia, insônia ou falta de apetite.
dangui
Rou Gui – 肉 桂 – canela em pau
Super conhecida na nossa cultura como condimento para doces. Tem um sabor acre e  doce, Na TCM é considerada muito quente. É usada como tónico para o estômago, para promover a transpiração, dor de cabeça, anemia, e como diurético. Também indicada para catarro, diarréia, espasmos musculares, dor de cabeça, dor nas costas, suores, irritação, fortalecimento dos músculos e ossos. Ou seja, quase tudo!
cinnamon-92594_960_720
Bom, isso é somente um exemplo do que a medicina chinesa pode nos trazer com ingredientes simples que são colocados em chás e sopas!
A lista de ‘medicamentos’ é imensa. E quem tiver curiosidade, pode consultar esses sites que achei bem interessante, mas estão em inglês:

Nenhum comentário:

Postar um comentário